Dicas do que consumir como pré-treino

Quando se trata de alcançar um desempenho máximo nos treinos, a alimentação desempenha um papel fundamental, se não, o mais importante! Por isso, o questionamento do que  comer antes do treino é muito comum. Embora seja uma questão simples, muitas vezes as pessoas estão em busca de soluções rápidas e suplementos milagrosos, e esquecem que isso pode se iniciar apenas com uma alimentação adequada na maioria dos casos. 

Escolher o que comer antes do treino é o que vai garantir o fornecimento da energia necessária para um desempenho ideal, além de influenciar a recuperação pós-exercício, por exemplo. A quantidade exata do que consumir antes do treino e o tipo de alimento depende de diversos fatores, como o tipo de atividade física, duração e objetivos de quem a pratica. 

O ideal é sempre priorizar alimentos ricos em carboidratos, que são os principais responsáveis por fornecer o substrato energético durante a atividade física.Pensando nisso, nosso time de nutrição elaborou algumas dicas de alguns alimentos que podem ser estratégicos na hora do pré treino, confira a seguir!

Até 2 horas antes do treino:  é possível consumir refeições mais completas, contendo todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras). 

Exemplos: tapioca com manteiga e ovos; torrada de pão integral com guacamole e ovos; arroz, feijão, frango, legumes e salada; quinoa, falafel, legumes e salada.

Até 1 hora antes do treino:  consumir fontes de carboidrato adicionadas de fibras.

Exemplos: pão integral com geléia, banana com aveia e mel, iogurte com granola, salada de frutas, vitamina de abacate, barra energética Dobro..

30 minutos antes do treino: o recomendado é comer apenas um alimento com carboidratos de rápida absorção, visando o fornecimento rápido de energia. 

Exemplos: 

  • Rapadura 
  • Doce de leite 
  • Mel
  • Suco de uva integral
  • Suco de laranja integral 

Alguns pontos de atenção na hora de escolher seu alimento pré treino:

  • Evitar alimentos muito ricos em gorduras como castanhas e óleo de coco, já que a absorção é bastante lenta e não fornecem a energia no tempo adequado ( em menos de 1 hora antes do treino).
  • Excluir alimentos muito pesados que possam causar desconforto gástrico.

Lembre-se também de contar com o apoio de um nutricionista na hora de planejar sua dieta, principalmente em relação à quantidade, fazer adaptações e escolhas inteligentes é fundamental para se garantir bons resultados. 

Alguns alimentos podem ser muito estratégicos e práticos para esses momentos, como as Barras Mini da Dobro, que além de possuírem 15 gramas de carboidratos que vem da tâmara, possuem 64 miligramas de cafeína natural que tem origem do café verde.

Deixe um comentário