Blend de proteínas: entenda suas vantagens

As proteínas são macromoléculas que desempenham muitas funções e são essenciais para o funcionamento do corpo humano. Toda proteína é formada por uma sequência de aminoácidos, que variam em ordem e quantidade de acordo com cada tipo de proteína, e são classificados em essenciais e não essenciais.

Para manter uma alimentação adequada, é necessário obter um aporte proteico diário que contenha todos os aminoácidos essenciais, ou seja, os aminoácidos que o organismo não produz. Por isso, é recomendado que se mantenha a diversidade na alimentação, para que as fontes de macro e micronutrientes sejam fornecidas por uma gama de opções.

Quando consumidas isoladamente, as fontes de proteína vegetal são frequentemente consideradas incompletas e normalmente contêm menos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) do que proteínas de origem animal. Isso porque, proteínas vegetais muitas vezes carecem de aminoácidos essenciais e, portanto, tem alguns aminoácidos limitantes como a lisina, metionina, isoleucina, treonina e triptofano.1

Alimentos como feijões e leguminosas são fontes ricas em lisina, e a leucina pode ser obtida a partir de soja e lentilhas. Outros BCAAs podem ser encontrados em sementes, nozes e grão de bico, o que significa que esses aminoácidos podem ser obtidos consumindo uma variedade de alimentos vegetais ricos em proteínas.1

Por isso, a American Dietetic Association recomenda que uma variedade de proteínas vegetais deveriam ser consumidas por vegetarianos, a fim de atender às suas necessidades de proteínas e aminoácidos.2

Pensando nisso, suplementos que contemplem um blend de proteínas nada mais são que uma forma prática e descomplicada de obter esse aporte de aminoácidos de forma mais eficiente.

Conheça a Dobro

Sabendo da importância das proteínas para a saúde e visando facilitar sua inclusão na rotina de forma prática, a Dobro lançou a linha PROT, que conta com proteínas provenientes do arroz, ervilha e lentilha. Além de oferecer um aminograma completo, elas contam com muita cremosidade por conta do leite de coco em pó.

Para tornar ainda mais recorrente a rotina, os sachês de PROT chegaram para facilitar o consumo no dia a dia. Clique aqui para saber mais.

Referências

1- ROGERSON, D. Vegan diets: practical advice for athletes and exercisers. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v. 14, n. 1, p. 36, 2017.

2- Craig WJ, Mangels AR; American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2009

Deixe um comentário