Atualmente, os suplementos que estão relacionados à melhora do desempenho esportivo vêm sendo muito procurados por atletas de alto rendimento. Estudos científicos demonstram que alguns suplementos, incluindo cafeína, creatina monohidratada, nitrato, bicarbonato de sódio e a beta-alanina, podem oferecer benefícios significativos para o desempenho físico. Esses efeitos podem variar dependendo do tipo de exercício e das características individuais.
O Comitê Olímpico Internacional considera tais suplementos com nível A de evidência para performance esportiva devido ao alto nível de evidência comprovado.
A seguir, vamos entender os benefícios principais de cada um desses suplementos, e como eles podem ser aplicados na prática esportiva:
Nitrato
- Protocolo de uso: 400-500mg - 2horas antes do exercício | Uso diário
- Ação: aumenta biodisponibilidade de óxido nítrico, reduz o custo de ATP para produção de força muscular, aumenta a atividade mitocondrial, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos em atividade.
Creatina
- Protocolo de uso: 3-5g |Uso diário
- Ação: aumenta a taxa de ressíntese de fosfocreatina, aumenta a força intramuscular e capacidade de exercício de alta intensidade e curto prazo.
Beta Alanina
- Protocolo de uso: 0,8-1,6g a cada 3-4h|Uso durante 4-12 semanas
- Ação: aumenta a capacidade de tamponamento muscular por meio da produção de carnosina, reduzindo a sensação de fadiga.
Cafeína
- Protocolo de uso: 3–6 mg/kg-1h antes do exercício
- Mecanismo de ação: reduz a percepção de esforço e a fadiga muscular
Bicarbonato de sódio
- Protocolo de uso: 0,2-0,4g/kg |1-3h antes do exercício
- Mecanismo de ação: atua como um tampão extracelular (sangue), auxiliando na regulação do pH intracelular, diminui a sensação de fadiga.
Referência: Maughan RJ, Burke LM, Dvorak J, et al. Declaração de consenso do COI: suplementos dietéticos e o atleta de alto desempenho. British Journal of Sports Medicine 2018;52:439-455.