Nitrato e hipertensão: qual a relação?

Tempo de leitura:

4 minutos

BT 400

A hipertensão arterial (HAP) é uma das condições crônicas mais prevalentes no Brasil, atingindo cerca de 30% da população adulta e mais de 60% dos idosos. Essa condição é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Além disso, por ser muitas vezes silenciosa, a hipertensão representa um desafio significativo para prevenção e manejo.

 

Prevenção e tratamento 

Antes do uso de medicamentos ou como complemento a eles, intervenções não farmacológicas são essenciais para o controle da hipertensão. Algumas estratégias eficazes incluem: 

  • Mudanças na dieta: reduzir o consumo de sódio, aumentar alimentos ricos em potássio, fibras e antioxidantes; 
  • Atividade física regular: melhora a saúde cardiovascular e o controle da pressão arterial; 
  • Controle do estresse: contribui para a regulação da pressão arterial; 
  • Manutenção de um peso saudável: reduz a carga sobre o sistema cardiovascular; 
  • Moderação no consumo de álcool: importante para evitar elevações na pressão arterial. 

 

Nitrato dietético: uma solução natural e eficiente 

Entre as intervenções nutricionais, o nitrato dietético tem ganhado destaque como uma opção natural, acessível e segura para o controle da hipertensão. 

 

O nitrato presente em vegetais como beterraba, rúcula e espinafre é convertido em óxido nítrico (NO) no organismo. Essa molécula desempenha um papel crucial na regulação da pressão arterial ao relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, facilitando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial. 

BT 400 Nitrato Isolado 220g

Idade, óxido nítrico e risco cardiovascular 

Com o envelhecimento, a produção de óxido nítrico pelo organismo diminui. Essa redução está associada a um maior risco de hipertensão e doenças cardiovasculares em idosos. No entanto, consumir alimentos ricos em nitrato, como suco de beterraba, pode compensar essa deficiência e melhorar a saúde vascular em pessoas de idade avançada. 

 

Avaliação profissional 

Embora o consumo de nitrato dietético seja uma alternativa promissora, ele não deve ser encarado como substituto de intervenções medicamentosas ou de outras mudanças no estilo de vida. Pacientes hipertensos devem procurar orientação de um profissional de saúde para garantir que essa estratégia seja adequada às suas necessidades e não comprometa outros aspectos do tratamento, como a manutenção da glicemia e da hidratação. 

Últimos artigos

Referências: 

Ministério da Saúde. Hipertensão arterial: Saúde alerta para a importância da prevenção e tratamento. Governo Federal. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/abril/hipertensao-arterial-saude-alerta-para-a-importancia-da-prevencao-e-tratamento  

 

Bonilla Ocampo, Diego A et al. Dietary Nitrate from Beetroot Juice for Hypertension: A Systematic Review. Biomolecules vol. 8,4 134. 2 Nov. 2018. doi:10.3390/biom8040134  

;