Como treinar seu intestino para altas quantidades de carboidratos?

Tempo de leitura:

5 minutos

Gel de carboidrato sabor Neutro Fresh

Você já sentiu inchaço, cólicas, diarreia ou vômitos durante suas sessões de treino? Esses sintomas são comuns em muitos esportes de resistência e endurance, especialmente quando se utilizam suplementos com altas concentrações de carboidratos. Isso ocorre porque esses suplementos podem aumentar a osmolaridade do conteúdo no trato gastrointestinal, resultando em desconfortos.

A boa notícia é que existe uma forma de treinar seu intestino para melhorar sua performance e aliviar esses desconfortos. Venha entender como.  

 

Nosso trato intestinal é altamente adaptável: estudos sugerem que o treinamento direcionado do intestino pode melhorar a entrega de nutrientes durante o exercício e reduzir os sintomas gastrointestinais¹. 

 

Além disso, há outros benefícios ao realizar um treinamento adequado do intestino para grandes quantidades de carboidratos:  

 

Benefícios do treinamento intestinal: 

 

  • Redução do inchaço;  
  • Maior fornecimento de carboidratos; 
  • Aumento do esvaziamento gástrico (processo pelo qual o conteúdo do estômago é lentamente liberado para o intestino delgado);  
  • Maior capacidade de absorção de carboidratos; 
  • Sintomas gastrointestinais reduzidos;  
  • Aumento de performance. 

 

Ao aumentar a capacidade de transporte de carboidratos, a absorção de líquidos também melhora, ajudando a prevenir a desidratação e reduzindo o desconforto gastrointestinal. 

 

Esses desconfortos podem impactar diretamente seu rendimento e tempo de prova. Por isso, confira algumas estratégias que podem auxiliar no treinamento do intestino: 

 

1. Treine sua alimentação: experimente diferentes alimentos e suplementos antes e durante os treinos para entender sua tolerância. Evite testar novos produtos em dias de prova.Não deixe para testar suplementos ou alimentos durante uma prova.  

2. Minimize o consumo de fibras: um dia antes e nas refeições pré-prova. 

3. Hidrate-se adequadamente: excesso ou falta de água podem prejudicar. 

4. Acerte o timing: descubra o melhor horário para se alimentar e suplementar durante os treinos, maximizando sua eficiência e conforto. 

 

Importante: Os géis de carboidrato são eficazes, mas sem a quantidade adequada de água, podem causar desconfortos. Consuma-os sempre com água suficiente para garantir a absorção ideal e manter-se hidratado. Lembre-se de testar a quantidade de água que funciona melhor para você antes de competições ou treinos longos.  

 

Seu trato gastrointestinal pode ser um importante determinante do seu desempenho! Treine-o para otimizar a entrega de nutrientes e alcançar novos patamares nos seus treinos e competições. E lembre-se de fazer isso com a orientação de um nutricionista.  

 

Conteúdo elaborado pela nutricionista esportiva Marlene Manini

 

Referências bibliográficas: 
1. Jeukendrup AE. Trreinando o intestino para atletas. Sports Med. 2017;47(Suppl 1):101-110. doi:10.1007/s40279-017-0690-6. 

Géis de carboidrato Dobro

Confira as melhores opções de gel de carboidrato para a sua performance!

Cupom: BLOG10

Nutricionista Marlene Manini parceira Dobro segurando os géis
;