Os carboidratos são um dos três macronutrientes da dieta humana, juntamente com proteínas e gorduras. Essas moléculas contêm átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. Após o consumo desse nutriente proveniente da alimentação ou suplementação, o trato digestivo começa a decompor os carboidratos em glicose, que é usada como energia.
A energia utilizada pelo corpo humano para produzir as contrações musculares durante exercícios físicos é proveniente de uma constante quebra e ressíntese de ligações químicas de uma substância chamada adenosina trifosfato (ATP).
O carboidrato é entendido como um dos principais recursos ergogênicos disponíveis para atletas e indivíduos fisicamente ativos. Seu consumo diário em quantidades adequadas nos momentos pré, durante e após o exercício, podem garantir que os estoques de glicogênio endógeno sejam mantidos e assim, otimizar a performance física do atleta.
Classificação dos carboidratos
Os carboidratos podem ser classificados de 2 formas: de acordo com a sua estrutura e de acordo com o seu tipo.
Estrutura
1 - Monossacarídeo: a unidade mais básica e fundamental de um carboidrato. Estes são açúcares simples, como glicose, galactose e frutose.
2 - Dissacarídeo: Açúcares compostos contendo dois monossacarídeos com a eliminação de uma molécula de água, como sacarose e lactose.
3 - Oligossacarídeo: polímero que contém de três a dez monossacarídeos, como maltodextrinas e rafinose.
4 - Polissacarídeos: polímeros contendo longas cadeias de monossacarídeos conectados por ligações glicosídicas, como amilose e celulose.
Tipos
1 - Carboidratos Simples: Um ou dois açúcares (monossacarídeos ou dissacarídeos) combinados em uma estrutura química simples. Estes são facilmente utilizados para energia, causando um rápido aumento no açúcar no sangue e na secreção de insulina pelo pâncreas.
Exemplos: frutose, lactose, maltose, sacarose, glicose, galactose, ribose.
Alimentos: doces, refrigerantes, xarope de milho, suco de frutas, mel, açúcar de mesa.
2 - Carboidratos Complexos: Três ou mais açúcares (oligossacarídeos ou polissacarídeos) ligados em uma estrutura química mais complexa. Estes demoram mais tempo a digerir e, por isso, têm um efeito mais gradual no aumento do açúcar no sangue.
Exemplos: celobiose, rutinose, amilose, celulose, dextrina
Alimentos: maçãs, brócolis, lentilhas, espinafre, grãos integrais não refinados, arroz integral
3 - Amidos: Os carboidratos complexos contêm um grande número de moléculas de glicose. As plantas produzem esses polissacarídeos.
Exemplos incluem batatas, grão de bico, macarrão e trigo.
4 - Fibras: Carboidratos complexos não digeríveis que estimulam o crescimento bacteriano saudável no cólon e atuam como um agente de volume, facilitando a defecação. Os principais componentes incluem celulose, hemicelulose e pectina.
● Insolúvel: Absorve água nos intestinos, amolecendo e aumentando o volume das fezes. Os benefícios incluem regularidade dos movimentos intestinais e diminuição do risco de diverticulose.
Exemplos: farelos, sementes, vegetais, arroz integral, cascas de batata.
● Solúvel: ajuda a diminuir os níveis de colesterol e LDL no sangue, reduz o esforço com a defecação e diminui os níveis de glicose no sangue pós-prandial.
Exemplos são frutas carnudas, aveia, brócolis e feijões secos.
Tipos de carboidratos usados nos suplementos Dobro
Palatinose™
A isomaltulose, também conhecida como palatinose™, é um carboidrato totalmente digerível, sua absorção é retardada e acompanhada por uma baixa resposta glicêmica/insulinêmica (índice glicêmico de 32) em relação a outros carboidratos.
Estudos recentes relataram que a ingestão de uma bebida de isomaltulose sob um estado de desidratação induzida por exercício foi associada a uma melhor retenção de líquidos e, portanto, ao equilíbrio de fluidos em comparação com a sacarose.
Maltodextrina
A maltodextrina é um polissacarídeo de glicose proveniente principalmente do amido de milho. Esse carboidrato possui alto índice glicêmico, o que resulta em sua rápida absorção pelo organismo e consequente aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea.
Por ter uma fácil digestão, a maltodextrina é um suplemento muito utilizado por atletas e praticantes de atividade física que buscam um pré e intra-treino seguro e que não ofereça desconforto gastrointestinal.