Alimentação, hormônios, e performance esportiva

Tempo de leitura:

5 minutos

atletas dobro correndo

Os hormônios são substâncias químicas específicas fabricadas pelo nosso sistema endócrino, com grande importância para o funcionamento adequado do nosso organismo. A alimentação desempenha um papel significativo no processo de sinalização e produção hormonal, principalmente por meio dos macros e micronutrientes.

E quando realizamos exercícios físico nossos hormônios agem em conjunto, permitindo que haja a execução correta desse exercício.


A seguir abordaremos como a nossa alimentação impacta nessa produção hormonal e, qual o efeito desses hormônios durante a prática de atividade física.

Macronutrientes  

  • Carboidratos: influencia os níveis de insulina e glucagon, controla os níveis de açúcar no sangue e o metabolismo energético 
  • Gorduras: modulam a inflamação e a produção de hormônios 
  • Proteínas: estimulam a liberação de hormônios da saciedade como o peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) e o peptídeo YY (PYY). 

Micronutrientes envolvidos na regulação hormonal 

  • Vitamina D: regula a secreção e a sensibilidade à insulina, influenciando o metabolismo da glicose.  
  • Zinco: é essencial para a síntese de testosterona e insulina  
  • Magnésio: envolvido na ação da insulina e na regulação da glicose (todas as reações que utilizam ATP são dependentes de magnésio)  

GH: é estimulado de acordo com a intensidade do exercício, é responsável pela captação de aminoácidos e da síntese proteica pelas células e redução da quebra das proteínas.

Leptina: regulada pelo consumo de CHO, alta intensidade sem CHO ocorre a queda de leptina fazendo o efeito rebote.

Insulina: regula o metabolismo da glicose para todos os tecidos, com exceção do cérebro.

Cortisol: regulado pelo CHO, alto nível de cortisol deixa o corpo suscetível a doenças, mais comum em exercícios de alta intensidade.

Glucagon: aumenta a concentração de glicose plasmática através da glicogenólise e gliconeogênese hepática

Insulina: regula o metabolismo da glicose para todos os tecidos, com exceção do cérebro.

Referências

CHANDANA, Siri; MAURYA, Neelesh Kumar. Nutritional influences on hormonal homeostasis: Exploring mechanisms and implications. energy, v. 6, p. 11.

;